2 de agosto de 2011

Punch

Apesar do nome e de ser uma micro cirurgia é uma das técnicas menos doloridas que já fiz! Primeiro porque para fazer o punch precisa de anestesia local, segundo porque  feita em pequenas áreas, então mesmo quando o efeito da anestesia passa a dor é nula.

Mas o que é punch? Seria isso??
Punch

Eu nunca tinha ouvido falar nessa técnica antes de começar a minha vida de cobaia paciente para tratamentos de cicatrizes de acne. É uma técnica onde é feito um corte em volta da cicatriz e a pele é puxada para cima para nivelar a cicatriz, ou então como foi no meu caso, é retirada e jogada fora! O novo buraco é costurado com ponto de cirurgia plástica e no lugar pode ficar uma pele lisa ou então uma cicatriz bem mais rasa (claro que esse foi o meu caso! Não tive a sorte de não ter ficado nada!)

Procedimento: primeiro a pele foi limpa com álcool. Recebi anestesias locais nas proximidades das minhas cicatrizes mais profundas. (por isso dessa vez vou mudar o lado da bochecha nas fotos! Esse lado é o mais problemático. Foi o lado onde tive acnes profundas que saíram e deixaram umas craterinhas) O punch é um bisturi que corta redondinho. Não dá para ser feito em cicatrizes muito largas e irregulares.
A médica cortou em volta da cicatriz, puxou essa pele pra cima, cortou a base dela e costurou fechando o buraco. Colocou um curativo minúsculo e pronto. 9 dias depois voltei ao consultório para retirar os pontos.
É bacana fazer o punch antes de fazer o laser de co2. Porque se sobrar uma cicatriz mais rasa o co2 vai amenizá-la.
Dor: Zero. É muito tranquilo.
Aparência na recuperação: Como o curativo era um quadradinho de micropore cor da pele só em cima do ponto até dava pra sair de casa normalmente. Isso porque fiz punchs em 3 cicatrizes, dois de um lado e um no outro. Acho que se fizer em vários pontos ficará mais aparente.

Achei um desenho mostrando como é a técnica:

http://www.thenomansland.net/2011/05/punch-excision-for-acne-scars.htm

É super comum ver uns exageros da eficiência de alguns tratamentos em fotos de antes e depois, mas essa foi a primeira vez que vi um exagero que fizesse uma propaganda negativa! Hahahaha! Olha quanto sangue para um furinho de no máximo 4 mm de diâmetro!

E agora minhas fotos (sem sangue) do antes, durante e depois:

Essa é de antes:
punch cirurgia

Foto do dia do punch:
punch cirurgia
Foto depois da retirada dos pontos (9 dias depois):

punch cirurgia
1 mês depois:
punch cirurgia
Observações: sou uma péssima fotógrafa e minha máquina não ajuda muito! Tiro a foto sempre só com a luz do banheiro (sem flash) e de noite pra não ter interferência de dia mais ensolarado ou nublado, mas parece que não adianta muito! Além disso tem vezes que tiro mais de lado, outras mais de frente... Isso que tento tirar sempre igual! Hahaha! 
Na última foto dá pra ver que a pele está avermelhada perto de um dos locais do punch! O que não dá pra perceber na foto é que está mais elevado também. 
É um cisto que estava dormindo profundamente nas profundezas! Agora com lasers, luz pulsadas e punchs cutucando o bicho... Ele resolveu sair. Na verdade com todos esses tratamentos ele ficou mais superficial, sempre senti que ele estava lá. Não era aparente, mas quando esticava a pele ele saltava. Mas falo disso na vez do laser de co2.

Por favor, não utilize as imagens sem meu conhecimento! Porque deve ser muito estranho ter uma parte minha circulando por lugares desconhecidos! Hahaha

2 comentários:

  1. Estou adorando seu blog!!!

    Postei como anonimo no post do laser co2 e tbm neste, mas vou começar a deixar meu nome no final só para saber q sou o mesmo "anonimo" ahah

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruno!!
      Com nome fica bem mais fácil! Senão fico chamando todo mundo de Anon... rsrs

      Excluir

Oi! Vocês podem comentar anonimamente, mas por favor, coloquem algum nome fictício ou apelido!
Fico me sentindo meio boba nomeando todo mundo de Anon! rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...