25 de agosto de 2016

CO2 fracionado x Dermaroller

Hoje vou comparar dois tratamentos que fiz para diminuir as cicatrizes de acne: Dermaroller (ou também conhecido como microagulhamento) e laser de CO2 fracionado.

Primeiro as especificações:

Dermaroller



Sessões e aparelho: mais de 10 sessões (não lembro o número exato) usando o aparelho da marca Dr. Roller, com agulhas de 1,0 mm. Desde final de 2015.

Nível de dor: tolerável, igual ao de uma depilação. Dói quando passa o aparelho e quando aplica a vitamina C.

Tempo de recuperação: 1 dia. Uso de noite e no dia seguinte ainda fica um pouco vermelho, mas dá para disfarçar com maquiagem.

Tempo de pausa entre sessões: 2 semanas para aparelhos de 1,0 mm. Eu pauso um pouco mais e uso mesmo no verão já que não saio muito no sol.

Laser de CO2 fracionado

Sessões e aparelhos: 4 sessões com SmartXide DOT da Deka e 3 sessões com eCO2 da Lutronic. Entre 2010 e 2014.

Nível de dor: alto, mas passa em uma hora, uma hora e meia.

Tempo de recuperação: 5 ~ 6 dias. Nos primeiros dias forma uma casquinha escura nos pontos atingidos pelo laser. Dá para usar maquiagem, mas ela acumula nesses pontinhos e não fica discreta.

Tempo de pausa entre sessões: 2 meses. E a dermato só oferecia o tratamento com laser de CO2 próximo da temporada de inverno e em algumas datas pré determinadas.

Considerações:

- O CO2, apesar de eu sempre dar uma espiada no que estava escrito na tela do aparelho, eu nunca consegui decifrar quão profundo ele atingia a minha pele.
Imagino que o CO2 estivesse atingindo camadas mais profundas porque doía muito muito mais, mas a dor pode ter sido por ele agir queimando a pele...

- Eu não posso comparar os custos dos tratamentos. Pois comprei o Dermaroller e fiz esse procedimento em casa. Mas não quero estimular outras pessoas a fazerem o mesmo. Já disse no post sobre o Dermaroller, mas vale repetir: NÃO sou dermatologista e não estou recomendando que vocês usem isso ou aquilo! Só estou dividindo minha experiência! Fiz por minha conta e risco. Então minha recomendação é que procurem um dermatologista e pesquisem muito antes de fazer qualquer tratamento mais invasivo.
Se fosse para fazer o Dermaroller com um médico acredito que o custo teria sido similar ao laser, considerando que cada aplicação teria que ter um aparelho novo + o custo da mão de obra.

- O comprimento de agulha do Dermaroller indicado para tratar as cicatrizes de acne seria de 1,5 ~ 2,0 mm.

- São vários anos fazendo tratamento, então tenho que considerar o envelhecimento da minha pele e que o organismo vai produzindo cada vez menos colágeno naturalmente.

Minha opinião:

Tanto o CO2 fracionado quanto o microagulhamento demoram para mostrar resultados.

O inchaço pós procedimento dá uma enganada, parece que as cicatrizes ficaram mais rasas, mas depois que desincha volta ao normal e só depois de um tempinho que o colágeno começa a ser produzido.

Ambos aumentaram o colágeno, mas nenhum acabou com as minhas cicatrizes. Elas continuam aqui, um pouco mais rasas mas ainda aqui.

Com o Dermaroller senti uma melhora na textura geral da pele. Talvez efeito do drug delivery (uso de produtos logo após rolar o aparelho, fazendo com que cheguem em camadas mais profundas da pele). Mas o fato é que sinto minha pele com uma aparência mais saudável. Mas isso pode ser por conta da rotina de cuidados com produtos melhores que estou usando ou ambos.

Poder fazer mais sessões de Dermaroller no mesmo espaço de tempo é outra vantagem. Enquanto que o laser o dermatologista precisa alugar o equipamento e para compensar o custo conseguir marcar o máximo de pacientes no mesmo dia, o microagulhamento não tem essa necessidade, então pode ser aplicado qualquer época do ano, desde que o paciente tome as devidas precauções em relação ao sol. Em menos de um ano já fiz mais de 10 sessões de Dermaroller (se fosse com agulhas de 2,0 mm o tempo de espera seria maior) o laser foram 7 sessões em 5 anos.

Mais um ponto negativo do laser de CO2, mas adianto que é mais uma suspeita minha... é que ele manchou minha pele. Depois das últimas sessões algumas manchas apareceram, parecem sardas mas ao mesmo tempo não parecem! rsrs A cor é de sarda, e são pontinhos, mas acumulados. De longe parecem uma mancha só, de perto dá para ver que são vários pontos.

Aqui comparando, desconsiderem a diferença da cor da pele... É a luz e a falta de habilidade da fotógrafa (eu). A primeira foto é de 2010, quando comecei a fazer tratamento com laser. Inclusive essa foto foi assim que minha pele se recuperou de um laser. Então ainda está com o inchadinho enganador. E a segunda tirei hoje mesmo. São várias manchas, mas a grande fica na região em volta das duas pintas:

fotos de antes e depois do laser de co2 fracionado - manchas na pele

Até parece que estou com mais cicatrizes, mas enquanto na primeira foto os pontos rosas são cicatrizes na segunda foto nem todos os pontos marrons são, alguns são as detestáveis manchas. Por isso é difícil mostrar em fotos a evolução das cicatrizes...

A última vez que eu pisei em uma praia foi em 2008 mas antes disso eu comecei a usar protetor solar regularmente, mais exatamente em 2005 que foi quando comecei minha saga de tratamentos para tirar as cicatrizes de acne (Sim! Tudo isso! Demora mesmo, mas não desanimem porque eu ainda não desanimei!! Além disso gastei muito tempo com tratamentos ineficientes.) Não sei como essa coisa de mancha funciona, mas demorar quase 10 anos para aparecer parece muito.

Melasma também não é! E quero acreditar que também não é senil! kkkkk Mas tanto melasma quanto manchas senis não são formadas por um conglomerado de manchinhas pelo que sei. Além disso a dermato não falou o que era e simplesmente me receitou um clareador, o que me deixa desconfiada que foi efeito do laser... E ela nunca mais me ligou avisando das datas das sessões de laser, o que me deixa mais desconfiada ainda!

20 comentários:

  1. Aeeeew! Bom saber que está gostando do dermaroller...no meu caso a região que fiz, entre os olhos, no triângulo nasal, sangrou muito, de fazer uma pocinha no local (a médica não limpou, pq disse que aquele orvalho era importante pro local, formou casca e caiu em dois dias)! Amanhã faz 30 dias e ainda tá vermelhinho, mas tb minha pele avermelha com tudo =(
    Olhando assim pro local um mês depois eu percebo mudança mínima, mas vezes acho que eh impressão, dá pra ficar loka de tt que olho, em vários espelhos, inclusive. Mas só consigo me animar qd cubro o local com base, pq antes até cobrindo ficava feio, outro dia eu cobri e acho que algo mudou pra melhor, mesmo que uns 2% sabe...o que me anima a continuar. Nesse tempo venho usando o cicatricure, acho que dá um hidratada legal na cicatriz, se produz e remodela colágeno num sei, mas acabei achando a pele na cicatriz melhor e isso melhora a visão que tenho dela. Acho que daqui seis meses estaremos mais felizes, pois eh o tempo pra criação de colágeno novo...no meu caso usar agulha de 2 mm só eh ruim pq levei praticamente 30 pra ter o local minimamente apresentável de novo, mas daqui uns dois meses acho que faço outra sim, pq a gente eh brasileira e não desiste nunca! =P

    Obs: já tentou usar o anti-blemish da skincelticals nessas manchinhas de laser? É caro pra chuchu, mas resolve muuuito as minhas manchas de acne, bjooo.
    Ass: Gab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gab!
      As agulhas de 1,0 mm não sangram quase nada, só um ou outro pontinho. Fui pesquisar sobre esse orvalho... Bem interessante! Agora se eu usar agulhas mais compridas já sei que não é para limpar o sangue. Mas uma dúvida, sua médica não passa nenhum produto depois? Não faz drug delivery com o Dermaroller?
      Eu também percebo as melhoras quando uso maquiagem, antes ela se acumulava em mais cicatrizes, que eram mais fundas. Agora dá para espalhar um pouco mais uniformemente.
      Nossa, 30 dias depois ainda está vermelhinho?! Sua pele é bem sensível mesmo! Tome bastante cuidado com o sol também.
      Nunca usei o anti-blemish. Mas essas minhas manchas não estão saindo nem com hidroquinona, que é o clareador mais potente. Mas acho que a culpa é minha! Li tantas coisas negativas sobre a hidroquinona que não estou usando tanto quanto deveria.
      Boa sorte no seu tratamento!! Bjs

      Excluir
  2. A médica não usou nada além do meu próprio sangue no local, nem daria pra usar pq acumulou muito sangue mesmo. Estou convencida que não eh loucura, houve uma mudança na profundidade da cicatriz! Continuo com o cicatricure pra suavisar a superfície. Hidroquinona foi péssimo pra mim, manchou minhas pernas, não uso no rosto nem que me pague, tomara que não lhe faça mal. Muitas vezes usamos coisas mais fortes achando que vai acontecer mais rápido e acabamos piorando =/
    Boa sorte pra nós! Obrigada pelo post comparativo, acho que agora estamos no caminho certo. Bjoos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar não limpar o sangue (quando eu tomar coragem de usar uma agulha mais comprida...) mas acho que vai dar uma certa aflição não limpar!
      Vi vários relatos ruins sobre a hidroquinona por isso uso com cuidado. Mas acho que o cuidado está tão excessivo que não está deixando a hidroquinona fazer efeito! rsrs

      Excluir
  3. Ah sim, esqueci de dizer, estou tomando colágeno hidrolisado. Mais uma ajudadinha pra pele, algumas pessoas dizem que não adianta muito, mas pelo sim pelo não...rs Bjocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomei por um tempo, mas parei porque tinha a impressão de quase todo o colágeno estava indo para os meus cabelos (crescia que era uma beleza! kkk) e pouco sobrava para a pele. Mas estou pensando em voltar a tomar!
      Bjs!!

      Excluir
  4. Achei mto legal o seu blog.
    Tbm me identifiquei com o seu caso, fiz 3 sessões de co2 e falei para dermato que não vi diferença nenhuma e para fazer o quarto gostaria de ver as fotos que ela tinha tirado do meu rosto. Marquei a consulta, a clinica me ligou dando uma desculpa q teria q desmarcar e ligava depois, nunca mais me ligaram para agendar, achei mta falta de profissionalismo e mta anti-ética de profissionais da saúde que se formam como médicos, mas são verdadeiros mercenários. Depois de tentar outros tratamentos, somente agora descobri o dermaroller e fiz em casa, agora encomendei o Derma Pen Stamp, pois li que é melhor que o dermaroller e usando os dois juntos na mesma sessão o resultado é maior. Acredito que se fazendo com cuidado e higiene total é bem melhor do que gastar com tratamentos caros que não vemos resultado nenhum. Bjoss e boa sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, é sempre assim. Enquanto nossa carteira está aberta são só sorrisos e cada nova sessão é um tal de "Nooooossa, como sua pele melhorou!!! Como assim não percebe?" kkkk Quando não dá mais para fingir que a pele está melhorando começam a fugir da gente.
      A dermato com quem fiz os peelings químicos, nos retornos dos primeiros procedimentos era toda atenciosa, passava o ácido mais uma vez "sem cobrar nada" (tudo já embutido no preço inicial! kkk), depois começou a mandar a esteticista me atender nos retornos e na última vez nem direito a retorno eu tive!
      Eu acredito que existam dermatologistas éticos, não mercenários e excelentes em algum lugar, mas está difícil de achar. rsrs
      O Derma Pen que você encomendou é aquele eletrônico? Já li que é muito melhor do que o Dermaroller. Depois conta o que achou!!
      Boa sorte para você também! Bjs

      Excluir
  5. Você já fez muitos procedimentos para as cicatrizes, já pensou em fazer a dermoabrasão cirúrgica? Eu fico com vontade de fazer mais não conheço ninguém que tenha feito e quais os resultados. Boa sorte e fé em Deus sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, eu nunca fiz dermoabrasão cirúrgica. Esse é um procedimento não recomendado para o meu caso, pois pele de oriental tem tendência a formar queloides.
      Mas uma vez uma dermato louca, sem aviso prévio nem anestesia, raspou meu rosto com uma lixa d'água (igual as que os pintores usam para lixar a parede antes de pintá-la!). E se eu não tivesse reclamado muito que estava doendo acho que ela teria feito até ficar em carne viva. kkkk
      Mas acho melhor ir com calma. Antes de se decidir por algo tão radical pesquise bastante e consulte a opinião de mais de um dermatologista.
      Bjs e boa sorte para você também!

      Excluir
  6. oi então, vai fazer dois meses que fiz o co2 fracionado e minha pele ficou um lixo, escura, com umas ointas que não tinha e estou com as marcas do co2 no rosto! estou toda quadriculada ! mandei msg pro meu médico falando que ele foi negligente e que queria meu dinheiro de volta pois estou gastando uma fortuna pra retirar as manchas ! ele me receitou uma formula que contem hidroquinona que esta ajudando, mas faço o dermaroller todo domingo a noite com agulha de 2,5mm e em seguida passo um outro creme manipulado chamado epifactor ! ele ajuda a regenerar a minha pele! antes nem maquiagem cobria as marcas ! hoje já está um pouco melhor e esta escondendo um pouco ! mas sinceramente , acho que meu rosto não volta ao normal e vou ter que me acostumar com a cara que fiquei ! ainda não voltei no médico pois quando pedi meu dinheiro de volta ele me chamou pra conversar pessoalmente e não fui, só sei que as pessoas tem que ser alertadas pois essa maquina de laser é a maior enganação! se arrependimento matasse estaria morta a muito tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miaka!
      mas como assim vc usa agulha 2,5 toda semana? Pelo que li, quanto maior a agulha mais tempo precisa para a pele recuperar e formar colágeno. A agulha 1,0 precisa de 2 semanas de intervalo e a de 2,5 mais de 1 mês.
      Eu ainda não sei qual a origem das minhas manchas. Vendo fotos antigas, elas começaram a aparecer quando eu estava fazendo o co2. No começo eram bem clarinhas, agora parece que estão cada vez mais escuras.
      Sei que não são sardas, pois já tinha algumas no nariz e elas continuam na mesma quantidade e tom.
      Minha irmã foi em outro dermato que falou que co2 não deveria jamais ser feito em oriental, pois nossa pele não reage bem. Mas procurei artigos sobre o assunto e não achei nada (mas achei clínicas no Japão que fazem o co2! rs)
      Vou procurar sobre esse Epifactor, fiquei interessada! Bjs

      Excluir
    2. Estou, realmente, assusta com os depoimentos. Fiz duas aplicações do CO2. Na primeira não foi muito intensa, e minha pele voltou ao normal com um mês. Mas fiz a segunda....e o médico intensificou o laser, resultado. Após 3 meses estou com o rosto todo manchado. Ele me passou um produtos manipulados para clarear. Porém, lendo os comentários, estou com muito medo do meu rosto não voltar o q era. Fiz na intenção de melhorar as marcas de espinhas. Hj estou há 5 meses do meu casamento, não posso crer que ao invés de melhorar, minha pele piorou.

      Excluir
    3. Nossa, Ju! Espero que as suas manchas tenham melhorado.
      Eu continuo na luta contra as minhas. Como eu traumatizei de dermatos e seus tratamentos agressivos, estou usando produtos bem suaves para clareá-las, então eu sei que o resultado não será rápido.
      Mas com a pele de pêssego ou não, espero que seu casamento seja maravilhoso!

      Excluir
    4. Então como era eu que fazia em casa sem anestésico era superficial e nem chegava a sangrar, acho que o dermoroller ajudou muito, não sei se teria coragem de fazer novamente, se caso fizer irei comprar os produtos com bastante antecedência

      Excluir
  7. Miaka, as marcas saíram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sairam, usei uma pomada que o médico mandou manipular e usei dois filtros solares juntos um fotoultra da isdin, e o outro minesol da roc, usei fielmente uns 3 meses todos os dias! Só que depois que eu paro de passar ácidos no meu rosto as espinhas voltam e minha pele mancha tudo de novo, achei um vídeo na internet com uma fórmula maravilhosa e super barata, foi o tratamento mais barato e eficaz que eu ja testei foi vitamina A adtil gotas 6 gotas, e vitamina c redoxon 6 gotas junto com uma base de aloe vera em gel , agora ta top minha pele, pele de bebê

      Excluir
  8. Nossa ! Tudo o q vcs falaram está acontecendo comigo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste, né?! Um tratamento tão caro, com tantas promessas de melhoras, só piorar.

      Excluir
  9. Olá, adorei o espaço. Parabéns! Já fiz 4 sessões de co2 em um espaço de 4 meses. 1 por mês. Gostei dos resultados. Foram sutis mas a gente já percebe. A pele deu uma afinada e ficou mais homogênea. Agora penso em fazer o microagulhamento. Minha dúvida era sobre o preço. Sempre me disseram que o laser é melhor pq atinge profundamente, mas agora a dermato quer testar o microagulhamento, mas o preço é igual. Kkk... não quero fazer em casa sozinha antes de fazer com um profissional... aí vou pagar o preço. 700 cada sessão.
    Ju, pra casar tomei roacutan. Kkk... Casei com o rosto lindo. Parecia q nunca tinha tido acne na vida. Mas depois a pele volta aos problemas de poros abertos e etc. Mas no casamento eu realmente estava nas nuvens e linda... o problema do roacutan é com gravidez. Não pode de jeito nenhum por pelo menos 1 ano.

    ResponderExcluir

Oi! Vocês podem comentar anonimamente, mas por favor, coloquem algum nome fictício ou apelido!
Fico me sentindo meio boba nomeando todo mundo de Anon! rs

E eu demoro, mas eu respondo! Por favor, voltem!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...