10 de agosto de 2011

Acne e cicatrizes

Pelo que andei pesquisando existem vários tipos de cicatrizes de acne. O mesmo problema pode causar estragos diferentes em pessoas diferentes ou mesmo em partes diferentes do mesmo corpo.
Eu tive acne nas costas durante a adolescência. Essas só deixaram manchas escuras de lembrança e essas manchas foram clareando com o tempo (sem nenhum tratamento, só pela renovação natural da pele mesmo) e atualmente quase não tem mais nada.
No rosto eu tive acne adulta, grau 3, com cistos que foram forçados a sair pelos meus dedos nervosos! Isso deixou cicatrizes profundas. Demorei para achar uma boa dermatologista que acertasse o tratamento. Cheguei a tomar medicamentos que pioraram ainda mais, outros que deram efeitos colaterais muito ruins e mais alguns que não deram resultado nenhum.
Quando consegui finalmente controlar a acne o estrago já estava feito! Eu tinha ficado com muitas cicatrizes no rosto.

Acne

Existem 5 graus diferentes de acne. Que vai do mais leve ao mais forte.
- Grau 1: Acne Comedônica. Antes de ler sobre o assunto eu nem achava que isso era acne. Pra mim era acne = espinha. Não é! O grau 1 são os cravos, tanto os pontinhos pretos quanto os brancos.
- Grau 2: Pápulo-Pustulosa. continuando a cartela de cores, aqui são os vermelhos (inflamados) e amarelos (pus).
- Grau 3: Nódulo-Cística. É o que eu tive! São cistos, espinhas internas, também inflamam e também formam pus, só que mais profundamente. No meu caso eu percebia uma elevação na pele, mas não tinha aquela pontinha com pus aparecendo. Só quando o cisto ficava maduro, daí eu cutucava, cutucava até sair um monte de pus, sangue e a bolinha de sebo mais consistente! Sim, isso é eca, nojento! E por isso eu queria que isso saísse da minha cara! Mas foi uma péssima ideia!
- Grau 4: Acne Conglobata. É igual ao grau 3, só que junta um grupinho de cistos formando canais que ligam um nódulo ao outro. Argh, eu tenho um desses ainda! Vc cutuca uma ponta sai pus da outra... Um inferno! Mas está sendo tratado e diminuiu bastante!
- Grau 5: Acne Fulminans. É a acne mais grave. Apresenta as lesões dos outros graus e afeta não só a aparência, mas também o organismo causando febre e dores devido a inflamação.

Dá pra ver as fotos de cada tipo nesse site aqui.

Como eu tive a acne grau 3(também tenho grau 1, mas ainda acho difícil considerar isso como acne! Pra mim são "só uns cravinhos") eu tive alguns cistos profundo, tão profundos que a pele ficava com uma elevação, mas não tinha um ponto de pus ou algo assim, então não fiquei com a aparência tããããooo ruim quando tinha acne. As cicatrizes ficaram mais feias que a acne em si.

Cicatrizes de acne

Já vi dois tipos de classificações de cicatrizes de acne. Uma de acordo com a visibilidade, se dá para ver de perto ou de longe. Conforme esse texto aqui do Bulle de Beauté. (Vale a pena ler todos os ótimos textos desse site.)

A outra classificação é para cicatrizes mais aparentes:
Aqui o desenho já explica tudo!
icepick rolling box scar
Eu acho que as rolling tem a aparência mais.. ahn... Feia. Desculpa, tentei achar um termo mais delicado, mas não achei! Elas geralmente atingem uma área grande e suas ondulações dão uma aparência de irregularidade maior.
As icepick são menos aparentes. Às vezes se confundem com um poro aberto (beeeem aberto).
E a boxcar fica entre uma e outra.
E a mais feia das cicatrizes, a rolling, é a mais fácil de tratar! Porque largura é o de menos! O que dificulta o tratamento é a profunidade das danadas!
Por isso vc ouve a história do fulano que tinha cicatrizes piores que as suas e com alguns poucos meses de tratamento está ótimo, e você começa a achar seu dermatologista ruim...

Antes eu achava estranho o fato de algumas pessoas me falarem que tinham mais cicatrizes que eu, mas fizeram um peeling superficial e eliminou todas as cicatrizes... Daí eu fazia o peeling e nada das danadas sumirem... Eu pensava que a pessoa era mentirosa! Talvez sim... Ou talvez o tipo de cicatriz era diferente, mais superficial. Ou a pele da pessoa tem uma capacidade de regeneração melhor que a minha. Ou ela pagou um peeling superficial e levou um profundo (já ouvi histórias assim. De uma pessoa que foi fazer um peeling superficial e saiu com a pele em carne viva!)
Vai saber...
Por isso que aqui eu divido as minhas experiências. Se um tratamento é melhor que outro eu não sei. Só sei o que achei de cada um na minha pele e posso mostrar como fica o durante que é a fase mais chata! É a hora em que piora pra depois melhorar, mas sempre bate aquela dúvida " e se não descascar e eu ficar com essa mancha marrom na bochecha?"!
Assim como existem diferentes tipos de cicatrizes, existem também diferentes tratamentos, diferentes reações da pele, diferentes riscos e diferentes custos!
Cabe a cada um avaliar o custo x benefício e também o risco x benefício para escolher o tratamento. Sempre conversando com o dermatologista e fazendo os tratamentos com um profissional qualificado!  Mas sobre isso eu escrevo em outro post!


Mais sobre acne: aqui e aqui.
Mais sobre cicatrizes em inglês aqui. Mesmo para quem não entende inglês vale a visita para ver as fotos!

4 comentários:

  1. gostei muito do seu blog, muito bem explicadinho e cheio de informações ótimas para quem tem problemas com acne, vc deve ajudar muita gente!!=D
    parabéns
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi Magnavox!
    Obrigada!! Espero estar ajudando as pessoas com acne! Pq se não estou ajudando só estou assustando com as fotos! rsrsrs
    Bjs Vi

    ResponderExcluir
  3. Muito boa suas publicações, me ajudou mto me esclareceu mtas dúvidas, vc é qse uma deramto já!!hahahahaha

    ResponderExcluir

Oi! Vocês podem comentar anonimamente, mas por favor, coloquem algum nome fictício ou apelido!
Fico me sentindo meio boba nomeando todo mundo de Anon! rs

E eu demoro, mas eu respondo! Por favor, voltem!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...