31 de maio de 2015

31/05 - Dia Mundial de Combate ao Fumo


Dia 31 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Fumo, então resolvi postar minha experiência sobre o assunto. Quem sabe ajuda alguém a parar.

Proibido fumar

Fumei dos 15 aos 25 anos. E antes que alguém diga que minha acne foi culpa do cigarro, recomendo que volte algumas postagens e leia a que eu falo qual foi a causa. Cigarro é um veneno e faz mal pra pele sim, mas não foi ele o culpado da pele ruim no meu caso.

Sempre soube que um dia eu pararia de fumar, imagino que muitos fumantes também pensem assim mas tenham dificuldade de parar. Eu decidi que pararia mesmo quando percebi que quando eu tossia as pessoas se viravam e olhavam para mim com espanto de não encontrarem um velhinho com os dentes podres e os dedos impregnados de nicotina. Sim, eu tinha vinte e poucos anos e tossia com aquele pigarrão horrível! rs

As táticas que adotei foram só duas:

1- Não parei de fumar de repente. Primeiro parei de fumar em alguns ambientes. Nunca fumei em casa e isso facilitou muito. Mas deixei de fumar no trabalho também.
Depois comecei a desvincular o cigarro de atividades cotidianas. Muitos fumantes têm o hábito de fumar em alguns momentos específicos, como depois das refeições, junto do cafezinho, quando estão estressados, dirigindo... E percebi que quando paravam de fumar sempre sentiam mais vontade de voltar a fumar nessas situações em que estavam acostumados.
Então vinculei a situações que eu sabia que não faria para o resto da vida. Por exemplo, me permitia fumar quando ia pra balada mas não depois das refeições. Eu podia fumar quando estava de bobeira esperando o ônibus mas não podia fumar quando estava nervosa. O cigarro não seria mais o meu calmante nem minha rotina.

2- Depois que consegui parar, mesmo quando tinha alguma recaída eu não considerava como se tivesse fracassado. Se você pensar assim, acaba voltando a fumar e todo o esforço foi em vão. Desde que consegui ficar mais de um mês sem fumar, aos 25 anos, eu passei a me considerar uma ex fumante. Não recomeçava a contar o tempo nem enfiava o pé na jaca depois de uma recaída. Em meus muitos anos como ex-fumante acho que tive umas 4 recaídas, ou seja, muitos anos com só 4 cigarros, sendo que o último já tem mais de 3 anos.

Então atualmente sou uma ex-fumante sem tosse com pigarro. Se não tenho mais vontade de fumar? Às vezes tenho sim, mas não é nada que não passe.

Boa sorte para quem quer parar!!

Fonte da imagem: http://sites.uem.br/tabagismo/copy_of_imagens/proibido-fumar/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Vocês podem comentar anonimamente, mas por favor, coloquem algum nome fictício ou apelido!
Fico me sentindo meio boba nomeando todo mundo de Anon! rs

E eu demoro, mas eu respondo! Por favor, voltem!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...