25 de setembro de 2016

Protetor solar (editado e editado de novo)

A primavera chegou! E o verão logo logo estará aí! Então nada mais apropriado do que falar sobre protetor solar.
Claro que o correto é usar protetor o ano todo, mesmo nos dias nublados. Mas acabamos nos preocupando mais com a proteção só nos dias de sol intenso.

Praia!! Saudades de você!!


Acho que já mencionei em algum post que apareceram umas manchinhas no meu rosto.
Comecei meus tratamentos para eliminar as cicatrizes de acne em 2005 mais ou menos. E desde então tenho tomado muito mais cuidado com o sol. E mesmo assim umas malditas  manchinhas apareceram no meu rosto!!

Corri para pesquisar o que eu estava fazendo de errado e como evitar que essas manchas piorassem. Descobri que para escolher um bom protetor solar não bastava ele ter um FPS alto e não deixar meu rosto oleoso. Então segue um resuminho de coisas importantes sobre protetor solar que eu não sabia! (Se você já sabia, pode esperar pelo próximo post em que vou comparar alguns protetores japoneses que eu tenho. Mas como demoro para publicar qualquer coisa aqui, talvez até lá o verão já tenha chego. kkkk)

UVA - Radiação ultravioleta tipo A
Emitida pelo sol
Indolor, penetra na pele profundamente (derme)
Responsável pelo fotoenvelhecimento e manchas, contribui para o risco do câncer de pele.
Igual o ano inteiro

UVB - Radiação ultravioleta tipo B
Emitida pelo sol
Atinge apenas a camada superficial da pele (epiderme)
Responsável pelo bronzeado/queimadura
Mais intenso no verão

Luz visível
Luz do sol (inclusive a que atravessa janelas), lâmpadas e computador.
8 horas de luz visível = 1 minuto e meio no sol
Provoca manchas e fotoenvelhecimento, e assim como o UVA também pode provocar câncer de pele.

SPF / FPS (Sun Protection Factor / Fator de Proteção Solar)
Fator de proteção contra os raios UVB
No Japão o fator máximo é o SPF50+, isso quer dizer que pode ser SPF100 que vai aparecer como 50+. Para não dar a falsa impressão que a pele está 100% protegida do sol.

PPD/PA (Persistent Pigment Darkening / Protection Grade of UVA)
Fator de proteção contra os raios UVA
No Japão a classificação é em PA e a equivalência com o PPD é a seguinte:
PA+ = PPD 2 a 4
PA++ = PPD 4 A 8
PA+++ = PPD 8 A 16
PA++++ = PPD maior que 16

Filtro orgânico (ex químico)
Absorve a radiação não deixando ela atingir a pele.
Protege a pele dos raios UVA e UVB.

Filtro inorgânico (ex físico)
Cria uma barreira na pele que reflete a luz. Existem dois tipos: óxido de zinco e dióxido de titânio.
Além dos raios UVA e UVB, protege contra a luz visível.

Filtro misto
Tem filtros orgânicos e inorgânicos em sua fórmula.

Editado em set/2017: aprendi que classificar os filtros como físico ou químico está errado. Então aí estão os nomes corretos: orgânico e inorgânico.
Ainda preciso estudar mais pois vi lugares falando que os filtros inorgânicos reagem refletindo os raios e outros falando que não é bem assim que ele age... Sinceramente fiquei com preguiça e ainda não procurei saber mais 😳 Assim que a preguiça passar atualizo novamente! rsrs

Incompatibilidade
Quando vou sair no sol forte, eu costumo usar 2 protetores diferentes, por baixo uma camada de algum Watery/Water (que é mais hidratante e barato) e por cima um Milk (que dão um acabamento mais seco e têm filtros físicos, que são protetores que agem refletindo a luz) e ainda por cima de tudo isso um BB Cream que também tem filtro solar.
Até que descobri que Octinoxate (INCI: ethylhexyl methoxycinnamate) e Avobenzone (INCI: Butyl methoxydibenzoyl methane) são incompatíveis!! E quando usados juntos ao invés de proteger  mais está acontecendo o contrário. Então é bom ficar de olho nos ingredientes dos seus protetores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Vocês podem comentar anonimamente, mas por favor, coloquem algum nome fictício ou apelido!
Fico me sentindo meio boba nomeando todo mundo de Anon! rs

E eu demoro, mas eu respondo! Por favor, voltem!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...