5 de agosto de 2016

Livro: A Mágica da Arrumação

Na primeira vez que ouvi falar desse livro não dei muita bola. Na segunda uma informação me chamou a atenção: a autora Marie Kondo era umas das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista norte-americana Time. E ela conquistou isso ensinando como arrumar casas bagunçadas. Eu precisava ler esse livro! Então resolvi comprar e ver qual era a mágica! rs

capa do livro A mágica da arrumação de Marie Kondo

Descrição da Editora Sextante:

"A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização.

Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui.
O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”.
Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis.
Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou."

Li o livro e resolvi em alguns momentos seguir seus ensinamentos mesmo me sentindo meio boba e em outros não.

No método chamado de KonMari ao invés de arrumar por cômodos, você deve arrumar por tipo de objeto: roupas, livros, documentos... E nada de arrumar primeiro uma gaveta e depois passar para outra. Se for arrumar as roupas tire todas as roupas dos armários/gavetas.

Para selecionar o que fica e o que não, você deve pegar cada peça de roupa e perguntar se ela lhe traz felicidade. Eu pensei "que coisa boba!" mas resolvi fazer mesmo assim. E não é que dá certo? Dispensei sem culpa aquela vestido que nunca caiu bem mas tinha dó de me livrar dele porque comprei e nunca usei.

Outro ensinamento do livro me livrou de um problema que eu tinha em dispensar roupas que não me traziam alegria, mas que ganhei de alguma pessoa querida mas que não faziam muito o meu estilo, ou então roupas que eu gostava mas não usava mais por ou terem ficado antiquadas ou não me servirem mais: agradecer cada peça de roupa descartada. E entender que elas cumpriram sua função  no momento em que ganhei ou na época em que as usei.

Depois de decidir o que fica, o passo seguinte é arrumar. Aqui um vídeo da Marie Kondo ensinando como dobrar as roupas:


Basicamente elas têm que ficar em pé! Assim na hora que você abre a gaveta consegue visualizar tudo. No método de empilhar acabamos sempre usando as de cima. Então minha gaveta de regatas ficou assim:

gaveta arrumada segundo o método da mágica da Arrumação

Uma coisa interessante que percebi com o método foi que não gosto de roupa azul claro. Eu gosto da cor, mas percebi que a maioria das peças dessa cor quase não foram usadas.

O que eu não segui: na hora de arrumar os livros resolvi não tirar todos eles dos seus lugares e fui arrumar por partes. Livros são bem mais pesados que roupas, e fiquei com medo de estragá-los se de repente as enormes pilhas caíssem. E... Até hoje não terminei essa arrumação direito! Terminava de arrumar os livros de uma estante e ia arrumar os da gaveta e achava livros que deveriam estar na estante, mas como ela já estava mais arrumada não sobrava espaço para esse novo livro... E isso aconteceu várias vezes... Além disso a coleção continua aumentando! rsrs

Minha opinião:
Eu estava cética. Mas adorei o livro e o método! Descobri coisas novas sobre mim mesma e achei a filosofia de só me cercar de coisas que trazem felicidade e agradecer os objetos por terem sido úteis muito boa, me fez parar, valorizar mais o que tenho e refletir sobre o consumismo.
E escolher a roupa ficou muito mais fácil agora que basta abrir a gaveta e visualizar todas.

4 comentários:

  1. Olá, desculpe postar um comentário que não tem a ver com o post, mas achei mais fácil vc encontrá-lo. Gostaria de saber se o microagulhamento estimulou o colágeno da sua pele. Suas cicatrizes estão mais superficiais depois de algumas sessões? Fiz uma sessão com agulha de 2,0 mm faz 20 dias, sangrou e inchou no dia, mas por enquanto acho que tudo voltou ao lugar novamente...desanima um pouco, sei que 20 dias não dá pra ver muito resultado, mas já tô pensando em daqui a dois meses fazer o CO2 fracionado. Não curto muito preenchimento no meu caso pq eh uma cicatriz na glabela, causada pelo óculos. Dizem que preenchimentos nessa área corre o risco de cegueira...aff...quero nem pensar. Por isso peço peço sua opinião sobre se o agulhamento eh mais eficaz que o laser na produção de colágeno. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sem problemas! Mas pode comentar nos posts mais velhos que eu recebo o aviso no e-mail! Eu demoro mas respondo! rsrs
      E você me deu uma ótima ideia de post!! Vou responder sua pergunta em um post comparando os dois métodos, ok?!
      Mas já te adianto que gosto mais do Dermaroller.

      Excluir
  2. Oh ok! Farei o comentário no post correto na próxima vez. Seu blog me trouxe informações realmente preciosas, pois vc escreve bem e é muito detalhista, obrigada mesmo!!! Se puder postar fotos da sua evolução com o dermarroler e dizer a partir de quantas sessões sentiu resultados, eu lhe seria eternamente grata. Ah sim, eu me chamo Gabriela. Abraços na alma =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Em primeiro lugar, muito obrigada pelo carinho!!! É muito gratificante ler esses elogios.
      Acabei de colocar um post com a comparação! Espero que goste!
      Eu não tirei fotos após todas as sessões de Dermaroller. Só tirei da primeira vez que fiz.
      Eu tirava as fotos dos tratamentos como uma garantia caso desse algo errado (apesar dos médicos obrigarem a assinar um termo os isentando de responsabilidade antes do tratamento...). Como apliquei o Dermaroller sozinha, se saísse errado seria só minha culpa mesmo! rsrsrs
      Vou ver se começo a registrar a cada 5 sessões pelo menos, mas dificilmente as diferenças serão perceptíveis em fotos.
      Eu senti uma pequena (bem pequena mesmo) melhora já logo após a primeira sessão. Mas no comprimento de agulha que estou usando, o aparelho só age na melhora do viço da pele e tem pouco impacto nas cicatrizes.
      Estou ensaiando para comprar um aparelho com agulhas mais compridas (indecisa entre 1,5 e 2,0) porque quanto mais comprida a agulha maior a dor e o risco de infecções...
      Abraços e boa sorte no seu tratamento!!!

      Excluir

Oi! Vocês podem comentar anonimamente, mas por favor, coloquem algum nome fictício ou apelido!
Fico me sentindo meio boba nomeando todo mundo de Anon! rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...