18 de março de 2013

Diane 35. E agora?

Tomo Diane desde... Puxa, tanto tempo que nem lembro direito desde quando!
Tentei antibióticos (que só pioraram a acne), isotretinoína (que amenizou o problema, mas deu efeitos colaterais bem desagradáveis e não cumpriu o prometido de eliminar a acne definitivamente) e por fim Diane 35.
Com Diane 35 a acne não regrediu, mas simplesmente parou de evoluir. Os cistos que estavam aqui, continuaram aqui, porém não apareceram novos cistos. Por mim estava já de bom tamanho! Assim poderia tratar os cistos existentes e as cicatrizes sem me preocupar de que novos cistos surgiriam deixando mais outras cicatrizes.
Mas eis que no começo do ano surgiu a notícia de que o remédio matou 4 mulheres na França... E agora?! Paro de tomar ou continuo?
Muita calma nessa hora.


Primeiro fui ler a notícia direito e algumas das minhas conclusões:
- foram 4 mulheres em 25 anos!!
Eu sei, vida é vida, 4 ou 400, não podemos menosprezar. Mas o que me espantou foi que no começo só ouvia que 4 mulheres consumidoras de Diane morreram. Pensei que tivesse sido um lote zoado e fui ler as matérias com minhas caixinhas de remédio na mão, daí vi que os 4 casos ocorreram ao longo de 25 anos! Continua sendo grave? Sim, continua! Mas por favor, menos sensacionalismo, né?!

- não foi divulgado o estilo de vida dessas mulheres.
Todo mundo que toma pílula sabe que existem alguns comportamentos que tornam o uso da pílula mais arriscada. Essas mulheres fumavam? Tinham histórico de trombose na família? Quantos anos tinham? Nada disso foi divulgado.

- não foi divulgado quantas mulheres tomam Diane na França.
4 mulheres em 25 anos representam quantos %?

- não foi divulgado quantas vítimas de trombose tomam outras pílulas.
E pelo que eu saiba o risco de trombose não é exclusivo de Diane.

- não foi divulgado quantas pessoas vítimas de trombose não tomam pílulas nenhuma!
Homens também têm trombose, então a causa delas não é exclusivamente o uso de hormônios.

- por que só na França perceberam o perigo?
Nenhuma morte em outros países? Ou falta controle das autoridades para relacionar mortes por trombose com medicamentos ingeridos pelas vítimas?

- ou talvez essas informações até tenham sido divulgadas...
Mas eu não achei nada nas notícias que eu li.

Então fica a dúvida: Continuo tomando ou não?

Apesar de racionalmente eu achar que houve sensacionalismo e não ter tido nenhum problema nos meus mais de 10 anos tomando Diane... Um lado meu não muito racional acha que pode ser um aviso para parar de tomar. (eu acredito em sinais, apesar de ver claramente que seria absurdo forças da natureza matarem 4 mulheres em outro país só para me avisarem que devo parar de fazer algo!)

Na verdade tem um tempinho que quero parar de tomar Diane. Tentei outras alternativas com dosagem hormonal mais baixa. O resultado na pele foi o mesmo que do Diane, mas na relação custo benefício Diane ainda ganhava.

Ainda tenho 2 caixinhas que comprei antes da notícia. Vou consumi-las e depois ver outra alternativa com minha médica. Preferencialmente uma alternativa em que eu não precise tomar mais nada! rs

Enquanto isso estou mudando alguns hábitos esperando que isso impacte em uma pele melhor. Como tomar mais água e usar produtos adequados para meu tipo de pele.

E vocês? Alguém toma Diane? Pretende continuar tomando? Conversou com seu médico?

2 comentários:

  1. Olá!
    Minha prima é ginecologista e ela disse q não preciso trocar de anticoncepcional.
    Tudo o que vc comentou aí ela tbm disse para mim.
    Eu continuo tomando Diane. Já usei Yasmin, que comentam ser a pípula da beleza, mas para mim Diane deu mais resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbém usei Yasmin e não me adaptei!
      Nos primeiros dias senti um enjoo, falei com a minha médica e ela disse que passaria depois de 3 meses! Não tive dúvidas, voltei pro Diane! rs

      Excluir

Oi! Vocês podem comentar anonimamente, mas por favor, coloquem algum nome fictício ou apelido!
Fico me sentindo meio boba nomeando todo mundo de Anon! rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...