A classificação em superficial, médio e profundo é feita de acordo com profundidade que o peeling atinge a pele. O peeling médio ainda se subdivide em médio-superficial, médio e médio-profundo.
Eu só fui tendo uma ideia real da intensidade de cada peeling quando os fiz. Mas achei uma forma bacana de classificá-los, por tempo de recuperação:
- superficial: 5 dias
- médio-superficial: 6 a 7 dias
- médio: 8 a 9 dias,
- médio-profundo: 10 a 12 dias
- profundo: mais de 12 dias
Assim fica mais fácil para se programar quanto tempo tem que ficar de molho esperando a pele cair.
Esse tempo de recuperação é o tempo que demora para a pele descascar. Depois desse período a pele nova ainda estará vermelha e sensível, exigindo cuidados especiais (muuuito protetor solar) e uma maquiagem para camuflá-la.
Experiência própria, todos peelings químicos que fiz deixaram uma aparência avermelhada depois.
Vendo pelos dias de recuperação parece que a diferença entre um e outro é pouca, mas não é!
No caso do superficial, a pele começou a se soltar só uns 2 ou 3 dias depois que apliquei o ácido, e eu achava que a pele avermelhada que ficava depois era mais estranha do que a pele descascando...
Então eu me programava para fazer o peeling quarta-feira, quinta e sexta trabalhava normalmente. Sábado e domingo eu descascava e segunda já tava de volta ao batente!
A pele que caia no peeling químico superficial é bem parecida com quando descascamos depois de tomar muito sol.
Já nos peelings médios eu já saia do consultório com a pele queimada, começando a ficar roxa. Então não tinha jeito era do consultório direto para casa, torcendo pra não encontrar ninguém conhecido no meio do caminho! rs
Mas isso varia de pessoa para pessoa. Li relato de pessoas que até gostavam de fazer o peeling superficial antes de alguma festa pois ficavam com a pele radiante. Não era o meu caso.
Por isso é bacana começar com os peelings mais suaves para ver como sua pele reage.
Mudando de assunto, mas nem tanto...
Algumas pessoas me procuram para saber sobre o peeling de fenol.
Eu nunca fiz peeling profundo. Morro de medo e acho que existem outros métodos que possam substituí-lo com menos risco, como o laser de co2 fracionado.
Apesar de precisar várias sessões para ter o mesmo efeito de uma única sessão de fenol, o co2 é mais seguro e menos dolorido.
Para quem quiser saber mais sobre o fenol, tem um texto interessante aqui! Inclusive foi nesse texto que li sobre essa classificação por tempo.
E para quem gosta de ver imagens de antes, durante e depois, tem aqui!